sexta-feira, 26 de março de 2010

Secretário quer deixar de promover só eventos.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos, tem como meta de trabalho, incentivar e estimular as manifestações artísticas e culturais do município. Ele pretende fazer de sua gestão, uma secretaria que não sirva somente como repassadora de verbas para eventos. Entende que Barbalha tem um potencial de arte e de cultura popular que deve ser estimulado. O artista precisa saber que existe a valorização do seu trabalho. Por isso, acham fundamental a pesquisa, as oficinas e o intercâmbio de idéias.
Logo que assumiu a pasta, Dorivan fez um levantamento das expressões artísticas e culturais, indo desde a manifestação folclórica às atividades artesanais, até o aproveitamento turístico-cultural. Com isto, o secretário detectou o que era prioritário. Dorivan avalia que é preciso transformar a Secretaria de Cultura e Turismo, tornando-a cada vez mais atuante e deixando e deixando de ser apenas uma promotora de eventos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Reisado de Barbalha abre festival em Fortaleza.

O grupo barbalhense participou da abertura com grupos de Fortaleza e Iguape.
O grupo do Reisado de Couro do Sítio Barro Vermelho, de Barbalha, comandado pelo Mestre da Cultura Popular Cearense, José Pedro, abriu na manhã de sábado (6) juntamente com os grupos Afoxé Acaiaca, de Fortaleza e Coco do Iguape, da Praia do Iguape (CE),o IV Festival BNB das Artes Cênicas que abrange a realização de um total de 18 espetáculos gratuitos em três cidades )nove espetáculos em Fortaleza, quatro em Juazeiro do Norte e cinco em Souza, na Paraíba. O grupo de Barbalha, sob a coordenação da folclorista Gorete Amorim, participou da abertura em Fortaleza, que começou às 9h30, na Praça do Ferreira. Da Praça do Ferreira, os três grupos seguiram em cortejo pelas ruas até o Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, localizado na Rua Floriano Peixoto, no Centro.
Saiba Mais: Oriundo do Sítio Barro Vermelho, em Barbalha, formado por familiares e tendo à frente, José Pedro, conhecido por Zé Gonçalo, que começou sua atividade há 50 anos. Hoje, aos 80 anos, é o mais antigo integrante do grupo; atualmente com 15 integrantes. A tradição vem da época em que a atividade de maior importância do sertão cearense era a pecuária. A matança do boi é o enredo de toda a história, feita em versos de improviso de caráter engraçado e acompanhado por dança e música. A apresentação tem classificação indicativa livre e duração de 50 minutos.

Barbalha presente na 2ª Conferência Nacional da Cultura.

O teatrólogo Gilsimar de Oliveira (Mamá) estará representando o município de Barbalha.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha –SECTUR - contará com um membro da sociedade civil na 2ª Conferência Nacional da Cultura, evento previsto para o período de 11 a 14 de março, em Brasília. O teatrólogo Gilsimar de Oliveira (Mamá) representará o município de Barbalha. Ele afirmou que defenderá propostas como a viabilização de recursos para produções artísticas e culturais no município. Gilsimar foi escolhido delegado juntamente com outros quatro representantes da sociedade civil e dois do poder público, que participaram da 2ª Conferência Estadual da Cultura, realizada em dezembro de 2009, em Fortaleza, quando foi escolhido para representar o município na Conferência Nacional, em Brasília. Ele viaja para Brasília nesta terça-feira (9).

Sectur terá representação em pré-conferências de Brasília.

A área de patrimônio será discutida em três setores: material, imaterial e arquitetura.
O município de Barbalha está representado na Pré-Conferência Setorial de Cultura que acontece hoje (8) e amanhã (9), na Esplanada dos Ministérios. O representante de Barbalha é Téofilo Ebert Costa Sampaio, diretor de patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo. A área de patrimônio será discutida em três setores: material, imaterial e arquitetura. A realização das Pré-Conferências Setoriais de Cultura é de responsabilidade das secretarias e órgãos vinculados ao Ministério da Cultura. Além do debate e encaminhamento de propostas, as pré-conferências também elegerão delegados setoriais para a plenária da Conferência Nacional.