segunda-feira, 21 de junho de 2010

Festa de Santo Antônio teve mais de 60 apresentações artísticas

No dia do Pau da Bandeira (30/05), 13 artistas fizeram shows gratuitamente em quatro palcos.

A Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, ficou encerrada domingo (13). Reconhecida nacionalmente como uma festa tradicionalmente religiosa, este ano, durante 15 dias aconteceram atrativos à parte. Além do cortejo e hasteamento do Pau da Bandeira, a Secretaria de Cultura e Turismo do Município conseguiu aumentar de 52 para 55 o número de grupos folclóricos participantes do desfile de abertura no dia 30 de maio, com destaque o resgate dos reisados de bailes e para os grupos infantis que fazem manter viva a tradição popular em Barbalha. Durante os 15 dias de festa a cidade se transformou na vitrine das mais legítimas manifestações populares do Cariri.
A festa deste ano teve a participação de mais de 60 artistas nacionais e regionais com shows grátis e pagos em palcos armados em diferentes pontos da cidade. No dia do Pau Bandeira (30/05), 13 artistas fizeram shows gratuitamente em quatro palcos. Pelo palco do Parque da Cidade passaram 23 atrações. Já no palco das quermesses houve as apresentações de 26 artistas. Além disso, o 22 Festival de Quadrilhas Juninas, realizado nos dias 6,7 e 8 de junho, no Parque da Cidade reuniu 12 grupos. No encerramento, a procissão foi uma verdadeira apoteose, quando barbalhenses e visitantes fizeram sua demonstração de fé e religiosidade.

Santo Antônio vence o 22º Festival de Quadrilhas Juninas

Na categoria infantil o destaque foi para a quadrilha “Nós da Terra” que conquistou a premiação de Melhor Casamento, Rainha, Noivo e Noiva.
Doze grupos disputaram de domingo (6), a terça-feira (8), o 22º Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha. O evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo ocorreu na quadra esportiva do Parque da Cidade, sob os olhares de milhares de espectadores. A quadrilha junina da Vila Santo Antônio venceu o 22º.
Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha, na categoria adulta. Considerado um dos grupos favoritos para vencer o 22º.Festival de quadrilhas juninas de Barbalha, a quadrilha Santo Antônio, confirmou o favoritismo e conquistou o título de quadrilha campeã de 2010, com a somatória de 138 pontos.Em segundo lugar ficou a quadrilha “Pé no Chão” com pontuação de 136,5. O terceNa categoria infantil o destaque foi para a quadrilha “Nós da Terra” que ficou com a premiação de Melhor Casamento, Rainha, Noivo e Noiva. O destaque de Marcador foi para a quadrilha “Estrela Brilhante”.iro grupo colocado foi o “Verdes Canaviais”.

IBRAM adia curso de Museologia em Barbalha

O curso será ministrado pelo professor Rafael Zamorono Bezerra, doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa.

O Curso Plano Museológico a ser ministrado pelo Insituto Brasileiro de Museus – IBRAM - no município de Barbalha foi adiado pela instituição para o mês de julho, data a ser definida. Segundo a representante do IBRAM, Joana Regattieri, o problema ocorrido está relacionado com o co-conveniamento do IBRAM com as partes operacionais que conferiam recursos financeiros e humanos para concretização do curso.
Essa situação vem ocorrendo desde o início do ano e muitos cursos em outros estados já foram adiados devido a este problema. Dessa maneira, segundo o próprio IBRAM, a situação está para ser solucionada e os cursos que seriam ministrados em junho passarão a serem ministrados em julho. Em Barbalha, o curso deverá ser ministrado nos dias 15, 16 e 17 de julho, em local a ser definido. O Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE) vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) já havia montado um calendário de cursos para serem ministrados no interior e, segundo a representante Janaina Muniz, teve de adiá-lo por completo para o mês de julho. O curso, em Barbalha, acontecerá em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, oferecerá 20 vagas, terá carga horária de 24 horas/aulas e será ministrado pelo professor Rafael Zamorano Bezerra, doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Ciências e Tecnologia de Lisboa – Portugal.

SECTUR abre 22º Festival de Quadrilhas Juninas

O festival promovido pela Aquajub conta com a participação de 12 agremiações da cidade e da zona rural.
Com a participação de um grande público a quadra de esportes do Parque da Cidade foi transformada na noite deste domingo (6), numa arena para as primeiras apresentações das quadrilhas juninas que estão concorrendo ao título de campeã 2010. Os dois lances de arquibancadas montados em redor da quadra ficaram literalmente lotadas.
O festival promovido pela Associação das Quadrilhas Juninas de Barbalha - (Aquajub) - chega a sua 22ª edição e conta, este ano, com 12 agremiações da cidade e da zona rural. Na noite de ontem (6), o público aplaudiu as apresentações das quadrilhas mirins “Arraiá da Bulandeira” e “Santo Antônio de Arajara”, além das quadrilhas “Verdes Canaviais” e “Pé no Chão”, que disputam a categoria adulta.
Com um corpo de jurados formados por integrantes da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) e organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município, o festival chega hoje (7), ao seu segundo dia e terá as apresentações das quadrilhas “Nós da Terra”, Decisão”, “Raios do Sol” e “Aqualand”. Amanhã (8), será a vez das quadrilhas “Estrela Brilhante”, “Arraiá do Céu”, “Vila Santo Antônio” e “Arraiá do Taquari”.