quarta-feira, 15 de junho de 2011

Banda rosa de saron encerra shows artístico no parque da cidade



A parte artística da festa ficou encerrada à noite, quando o Parque da Cidade recebeu um público superior a 10 mil pessoas para assistir ao show da banda Rosa de Saron. Este ano, todos os shows da Festa de Santo Antônio voltaram a ter acesso gratuito à população.


A festa transcorreu em clima de tranqüilidade. Não houve registros de crimes ou ocorrências graves durante todo o período, O secretário de Cultura e Turismo do município, Dorivan Amaro taxou como uma das festas de maior divulgação nos últimos tempos, visto que praticamente os mais importantes canais de televisão e jornais do Brasil deram cobertura ao evento. A cidade, ricamente decorada, recebeu ao longo da programação festiva, cerca de 400 mil pessoas que se juntaram à população de mais de 50 mil habitantes para festejar o padroeiro Santo Antônio.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sectur presta homenagem às bandas cabaçais de Barbalha



Cada integrante recebeu um kit confeccionado especialmente para os artistas populares.

Na tarde da última sexta-feira, 10, a Coordenação de Folclore da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, tendo à frente Gorette Amorim, promoveu o encontro das bandas cabaçais de Barbalha, como forma de prestar uma homenagem aos mestres que animam os festejos de forma simples e mantém uma tradição secular no município.

O universo das Bandas Cabaçais barbalhenses é rico e único na diversidade de saberes que vão das peças executadas nos terreiros das casas, feiras e festas, até números rituais de inspiração na relação do homem com o cotidiano coletivo do nosso povo. As bandas cabaçais promovem um ritmo e movimento que busca o conhecimento das origens, histórias e memórias, mas são pouco reconhecidas. Por isso, Gorete Amorim, enquanto coordenadora do Departamento de Folclore da Sectur, entende que esses homens, seus ritmos e rituais, seus instrumentos e a relação ancestral com teatro primitivo, além de refletir acerca da pesquisa, difusão e desenvolvimento da nossa cultura de tradição oral precisam ter o reconhecimento devido, a começar pelo poder público.

Na oportunidade, o secretário Dorivan Amaro também foi homenageado pelos servidores da Sectur e integrantes das bandas com uma comenda e com presentes por integrantes das quadrilhas juninas de Barbalha, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da cultura popular. Cada integrante recebeu um kit confeccionado especialmente para os artistas populares e após a homenagem, cada banda pôde fazer uma apresentação especial.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grupo teatral faz contação de histórias na Biblioteca Municipal



O grupo Teteretetê apresentou um espetáculo lúdico utilizando mamulengos e conjunto de zabumba.

O Projeto “Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura” reuniu na tarde desta terça-feira (7), alunos de oito unidades escolares da rede municipal para uma agenda especial na Biblioteca Pública Municipal Padre Agostinho Mascarenhas. A coordenação do projeto juntamente com os professores integrantes dos Núcleos Pedagógicos das escolas preparou uma agenda especial de contação de histórias para a criançada.

O grupo Teteretetê apresentou um espetáculo lúdico utilizando mamulengos e conjunto de zabumba, conseguindo atrair a atenção das crianças. O evento contou com as presenças de integrantes do Núcleo Pedagógico do Centro Cultural do BNB, instituição parceira e incentivadora do projeto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Verdes Canaviais é a campeã do Festival de Quadrilhas Juninas


Verdes Canaviais é a campeã do Festival de Quadrilhas Juninas

“Verdes Canaviais” foi a campeã da 23ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha, realizado nas noites de quarta (1), quinta (2) e sexta-feira (3), na quadra poliesportiva do Parque da Cidade. Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento contou com a participação de seis grupos representando diferentes localidades do município.

A quadrilha “Verdes Canaviais” foi a campeã na categoria adulta, obtendo 176,3 pontos. A vice-campeã foi a quadrilha “Vila Santo Antônio”, com 174,6 pontos, seguida da quadrilha “Pé no Chão”, que obteve 173,2, O quarto lugar ficou com a quadrilha “Aqualand,” com 170,0 pontos, em quinto ficou o grupo “Arraiá da Bulandeira”, que obteve 150,9 pontos e sexto lugar, a quadrilha “Arraiá do Taquari”, com 148,1 pontos. Ainda na categoria adulta, a “Verdes Canaviais” também levou o prêmio para o melhor noivo. Já o título de melhor narrador ficou com a quadrilha “Vila Santo Antônio”.

A melhor rainha ficou com a quadrilha “Pé no Chão” e o prêmio de melhor noiva para a quadrilha da “Vila Santo Antônio. A categoria mirim foi disputada por cinco grupos. A quadrilha “Nóis da Terra” sagrou-se campeã com 172,7 pontos, seguida pela quadrilha “Estrela Brilhante” que obteve 162,6 pontos. Em terceiro lugar ficou a “Santo Antônio” com 159,4 pontos.

O quarto lugar ficou com a quadrilha “Arraiá da Bulandeira” que obteve 159,6 pontos e em quinto a “Decisão” com 131,5 pontos. A quadrilha “Nóis da Terra” também levou a premiação de melhor noivo, melhor noiva e melhor rainha. A quadrilha “Santo Antônio” levou a premiação de melhor Animador.