quarta-feira, 28 de julho de 2010

Curadoria adianta preparativos para o Cariri Cangaço

O Cariri Cangaço 2010 vai abranger ainda as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Aurora e Porteiras.

Manoel Severo, curador do II Seminário Cariri Cangaço esteve esta manhã (28) com o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, com o objetivo de adiantar os detalhes sobre a abertura do evento que, este ano, vai acontecer no dia 17 de agosto, nesta cidade. O Cariri Cangaço 2010 vai abranger ainda as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Aurora e Porteiras. Severo informou que as inscrições aos interessados em participar ainda estão abertas.
Os inscritos terão a oportunidade de participar de 16 conferências, seguidas de debates abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina. Durante o seminário acontecerá a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeos e Documentários, a II Latada do Livro Cariri Cangaço e o II Grande Salão Cariri Cangaço, no qual serão lançadas 8 novas obras literárias de autores de todo o Nordeste e também de São Paulo.
A Universidade Regional do Cariri (URCA) promoverá, este ano, um painel com apresentações de trabalhos acadêmicos de participantes de todo o Brasil, voltados para a temática do cangaço. A Secretaria de Cultura e Turismo está dando todo o suporte necessário à abertura do Cariri Cangaço 2010, que acontecerá no dia 17 de agosto, no Cine Teatro Municipal e já tem confirmadas as presenças de 103 pesquisadores de várias partes do país. A promoção é da Sociedade Brasileira do Cangaço – SBEC – e conta com o apoio de diversas instituições.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Autoridades da área cultural de Barbalha participarão do I balaio do patrimônio do Ceará em Crato



Na oportunidade, haverá o lançamento do documentário sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, com exposição fotográfica. O evento será abrilhantado com a apresentação dos Irmãos Aniceto.

A Superintendência do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional - IPHAN do Estado do Ceará estará realizando, de 25 a 27 de agosto, em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, o I Balaio Patrimônio do Ceará em Crato.
O Balaio do Patrimônio é uma das principais ações de promoção do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial – INPI, promovido pelo Departamento de Patrimônio Imaterial - INPI-IPHAN. O evento consiste em seminários para gestores públicos da área cultural, principalmente secretários e técnicos municipais responsáveis pela pasta da Cultura, com o objetivo de promover, através de palestras e distribuição de material bibliográfico e audiovisual de referência, a Política Nacional de Patrimônio Imaterial do IPHAN, fomentando a salvaguarda do patrimônio imaterial pelos municípios brasileiros. Em sua primeira realização no Estado do Ceará, o Balaio irá contemplar os gestores dos municípios localizados na Mesorregião Sul Cearense, dos municípios pleiteantes ao PAC das Cidades Históricas e com bens protegidos pelo IPHAN-CE.

No dia 25 de agosto, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes, haverá a abertura oficial do evento e contará com as presenças de: Clodoveu Arruda, superintendente do IPHAN no Ceará; Márcia Sant’Anna, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial -IPHAN; Francisco Auto Filho, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Samuel Araripe, prefeito do Crato; Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura do Crato; e os prefeitos e secretários de Cultura das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na oportunidade, haverá o lançamento do documentário sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, com exposição fotográfica. O evento será abrilhantado com a apresentação dos Irmãos Aniceto.

Na quinta-feira (26), o evento constará de palestra sobre o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, com Márcia Sant’anna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial - IPHAN; em seguida, haverá debates; e, às 11 horas, Weber Sutti, do gabinete da presidência do IPHAN falará sobre o papel das prefeituras no Sistema Nacional de Patrimônio. No período da tarde, Ana Gita de Oliveira, gerente de Identificação do IPHAN, versará sobre “A Política de Identificação e Registro do Patrimônio Imaterial”. Às 15 horas, “Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”, será o tema apresentado por Tereza Maria Chaves, gerente de Apoio e Fomento do IPHAN. Às 16:30 horas será apresentado o Inventário de Referências Culturais da Ilha de Marajó, por Maria Dorotéa de Lima, da Superintendência do IPHAN do Estado do Pará. No dia 27, pela manhã, será apresentado “A Política do Patrimônio Imaterial do Iphan do Ceará”, por Clodoveu Arruda, superintendente do IPHAN do Ceará; às 9 horas, haverá a primeira Mesa Redonda 01, “O reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira como Patrimônio Cultural Brasileiro”, por Océlio Teixeira, da Universidade Regional do Cariri - URCA, e Josier Ferreira da Silva.
A segunda mesa redonda, “Os Lugares Sagrados de Juazeiro do Norte: Patrimônio e Políticas Públicas”, por Renata Paz, da URCA, e Felipe Caixeta, da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Iphan vem a Barbalha lançar documentário sobre a Festa do Pau da Bandeira.

O evento integra a programação do I Balaio do Patrimônio do Ceará.

Em meio aos preparativos para o registro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio como bem imaterial nacional, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan realizará na próxima segunda-feira (26), das 19h `s 22 horas, no Cine Teatro Neroly Filgueira, o Pré-lançamento do Documentário sobre a Festa do Pau da Bandeira, evento que integra a programação do I Balaio do Patrimônio do Ceará. O documentário foi realizado pelos técnicos da Superintendência do Iphan no Ceará, Ítala Bianca Morais da Silva e Igor de Menezes Soares. Para a noite do evento o Iphan solicitou um coquetel para 200 convidados, dentre os quais os carregadores do pau da bandeira e 70 Secretários de Cultura que se farão presentes ao seminário Balaio do Patrimônio. Além do Pré-lançamento do documentário a programação contará com palestra sobre o Sistema Nacional do Patrimônio Imaterial e o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cine mais cultura chega a Barbalha através da SECTUR

Todo o material necessário ao projeto a SESFA já recebeu: telão, um DVD, microfone sem fio, três caixas de som, data show, mesa de som, cabos de conexão, enfim todo o equipamento completo.
O Projeto Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura e Turismo chega à cidade de Barbalha, através da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. O referido projeto será administrado e desenvolvido no município através do projeto SESFA.
A instituição SESFA teve o apoio incondicional da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, que elaborou todo o Projeto Cine Mais Cultura e vem dando subsídios para que o referido projeto seja desenvolvido no município.
Para o professor do projeto SESFA, José Pereira da Silva, este projeto é de grande importância, pelo fato dele abordar e trazer em suas exibições filmes brasileiros, divulgando, assim, a evolução do Brasil nessa área cinematográfica, apresentando filmes de qualidade para a população. “Então o principal objetivo deste projeto Cine Mais Cultura é propagar os trabalhos dos artistas brasileiros”.
Todo o material necessário ao projeto a SESFA já recebeu: telão, um DVD, microfone sem fio, três caixas de som, data show, mesa de som, cabos de conexão, enfim todo o equipamento completo.
Segundo o professor José Pereira (Zezinho), na próxima semana haverá uma reunião envolvendo o secretário de Cultura, Dorivan Amaro, onde será debatida a seleção dos filmes e a definição de um espaço para a exibição dos filmes. O professor Zezinho disse ainda que, no lançamento do projeto Filme Mais Cultura em Barbalha, espera um público entre 80 a 100 pessoas.

Estudiosos confirmam presença no Cariri Cangaço

O escritor Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos maiores pesquisadores da temática do cangaço no Brasil, fará a palestra de abertura.
As maiores autoridades e estudiosos no contexto acadêmico do universo da pesquisa sobre a temática do cangaço no Brasil estarão reunidas no dia 17 de agosto próximo, em Barbalha, quando acontecerá a abertura oficial do II Seminário Cariri Cangaço. Pesquisadores, sociólogos, professores, documentaristas e cineastas de todo o Brasil estarão presentes à solenidade que terá lugar no Cine Teatro Neroly Filgueira. O escritor Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos maiores pesquisadores da temática do cangaço no Brasil, será o responsável pela palestra de abertura. A mesa de debates terá as participações do documentarista Aderbal Nogueira, de Fortaleza, CE, do pesquisador, poeta e escritor João de Souza Lima, que virá da cidade de Paulo Afonso, BA, e do professor Honório de Menezes, da cidade de Natal, RN. O moderador da mesa de debates será o professor Lemuel Rodrigues, da cidade de Mossoró, RN.
O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos destaca a importância desse seminário frisando que “ele representa muito para a cultura turística do nosso município e faz com que todos possam conhecer ainda mais o nosso turismo, através da história do cangaço. Servindo também para que possam se aprofundar nessa discussão acadêmica que trará bons conhecimentos sobre uma das mais debatidas histórias do Brasil – o cangaço no Nordeste”.