terça-feira, 20 de julho de 2010

Autoridades da área cultural de Barbalha participarão do I balaio do patrimônio do Ceará em Crato



Na oportunidade, haverá o lançamento do documentário sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, com exposição fotográfica. O evento será abrilhantado com a apresentação dos Irmãos Aniceto.

A Superintendência do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional - IPHAN do Estado do Ceará estará realizando, de 25 a 27 de agosto, em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, o I Balaio Patrimônio do Ceará em Crato.
O Balaio do Patrimônio é uma das principais ações de promoção do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial – INPI, promovido pelo Departamento de Patrimônio Imaterial - INPI-IPHAN. O evento consiste em seminários para gestores públicos da área cultural, principalmente secretários e técnicos municipais responsáveis pela pasta da Cultura, com o objetivo de promover, através de palestras e distribuição de material bibliográfico e audiovisual de referência, a Política Nacional de Patrimônio Imaterial do IPHAN, fomentando a salvaguarda do patrimônio imaterial pelos municípios brasileiros. Em sua primeira realização no Estado do Ceará, o Balaio irá contemplar os gestores dos municípios localizados na Mesorregião Sul Cearense, dos municípios pleiteantes ao PAC das Cidades Históricas e com bens protegidos pelo IPHAN-CE.

No dia 25 de agosto, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes, haverá a abertura oficial do evento e contará com as presenças de: Clodoveu Arruda, superintendente do IPHAN no Ceará; Márcia Sant’Anna, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial -IPHAN; Francisco Auto Filho, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Samuel Araripe, prefeito do Crato; Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura do Crato; e os prefeitos e secretários de Cultura das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na oportunidade, haverá o lançamento do documentário sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, com exposição fotográfica. O evento será abrilhantado com a apresentação dos Irmãos Aniceto.

Na quinta-feira (26), o evento constará de palestra sobre o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, com Márcia Sant’anna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial - IPHAN; em seguida, haverá debates; e, às 11 horas, Weber Sutti, do gabinete da presidência do IPHAN falará sobre o papel das prefeituras no Sistema Nacional de Patrimônio. No período da tarde, Ana Gita de Oliveira, gerente de Identificação do IPHAN, versará sobre “A Política de Identificação e Registro do Patrimônio Imaterial”. Às 15 horas, “Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”, será o tema apresentado por Tereza Maria Chaves, gerente de Apoio e Fomento do IPHAN. Às 16:30 horas será apresentado o Inventário de Referências Culturais da Ilha de Marajó, por Maria Dorotéa de Lima, da Superintendência do IPHAN do Estado do Pará. No dia 27, pela manhã, será apresentado “A Política do Patrimônio Imaterial do Iphan do Ceará”, por Clodoveu Arruda, superintendente do IPHAN do Ceará; às 9 horas, haverá a primeira Mesa Redonda 01, “O reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira como Patrimônio Cultural Brasileiro”, por Océlio Teixeira, da Universidade Regional do Cariri - URCA, e Josier Ferreira da Silva.
A segunda mesa redonda, “Os Lugares Sagrados de Juazeiro do Norte: Patrimônio e Políticas Públicas”, por Renata Paz, da URCA, e Felipe Caixeta, da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário