quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Decoração

Sectur vai fazer decoração natalina.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha já está traçando o cronograma de trabalho que será posto em prática nos próximos dias com vistas à ornamentação natalina das praças. Largos e prédios públicos do Centro Histórico da cidade. Dentre os pontos que serão ornamentados destacam-se as praças da Matriz, Filgueira Sampaio, Engenheiro Dória e Brasília, Largo do Rosário, Largo Silton Luna, Palácio 3 de Outubro, sobrados da Praça Filgueira Sampaio, Rua do Vídeo e vias de acesso à cidade.

Barbalha receberá recursos para recuperação de imóveis históricos.

Os recursos, no montante de até R$ 20 milhões, são oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Barbalha é um dos 53 municípios que o Banco do Nordeste financiará a recuperação de imóveis privados, situados em sua área de atuação e que participam do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC – Cidades Históricas) e estão próximos às unidades operacionais do Banco. Os recursos, no montante de até R$ 20 milhões, são oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A decisão está prevista no Contrato de Prestação de Serviços, celebrado entre os presidentes de ambas as Instituições, Roberto Smith e Luiz Fernando de Almeida, respectivamente, na tarde da última terça-feira, 16 de novembro, em Brasília (DF). Pela parceria firmada, o BNB, na qualidade de instituição financeira pública federal, irá prestar serviços técnicos e operacionais necessários para a implementação do financiamento para recuperação de imóveis privados situados nas cidades participantes. Os proprietários e/ou locatários de imóveis residenciais e comerciais, situados em áreas consideradas de preservação histórica, poderão ter acesso a apoio creditício para a recuperação dos imóveis históricos de seus interesses.
O processo se inicia com a prefeitura, lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem objeto de recuperação. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico, o qual recebe a aprovação do IPHAN. Após essa etapa, o BNB realiza avaliação cadastral e então o futuro beneficiário do crédito poderá acessar o financiamento, que terá prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais. Os municípios cearenses que serão atendidos são: Aracati, Barbalha, Fortaleza, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

IPHAN define data para exposição ”Pau do Santo, Festa da Fé”

O trabalho foi produzido pelo fotógrafo Maurício Albano e faz parte do acervo do IPHAN.

A superintendência estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) confirmou para o período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010, a montagem da exposição Pau do Santo, Festa da Fé, na cidade de Barbalha.

De acordo com o superintende do IPHAN no Ceará, Alexandre José Martins Jacó, o órgão estará disponibilizando os servidores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, para fazerem a curadoria da exposição fotográfica sobre a festa do pau da bandeira e a festa de Santo Antônio. O trabalho foi produzido pelo fotógrafo Maurício Albano e faz parte do acervo do IPHAN. A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha estará coordenando a exposição.

SPB realiza noite de autógrafos para a literatura de cordel

O principal objetivo é manter uma das mais ricas tradições da cultura popular.
“A História de um Poeta Nascido Agricultor” é o título do cordel que o poeta popular Liberato Vieira da Silva estará lançando em noite de autógrafo nesta sexta-feira (19), a partir das 19h30min, no prédio anexo à Capela de São Pedro, Apóstolo, no Sítio Santana, com direito a recital de poesias e apresentações de repentistas. O evento é uma iniciativa da Sociedade dos Poetas de Barbalha (SPB), com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha.
Este é o primeiro trabalho publicado pela recém fundada Sociedade dos Poetas de Barbalha, que pretende lançar também trabalhos de gêneros diferentes. Entretanto, já preparou um calendário de lançamentos de cordéis até março de 2011. O projeto de lançamento de cordéis será feito de forma itinerante, nas localidades onde residem os poetas. O principal objetivo é manter viva uma das mais ricas tradições da cultura popular – a literatura de cordel.

IBRAM suspende oficina de Plano Museológico em Barbalha

A oficina de Plano Museológico estava programada para acontecer de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010.
Através de ofício datado de 18 de novembro de 2010, Janaina Muniz Cavalcante, técnica do Sistema Estadual de Museus, no Ceará, informou à Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha que o Instituto Brasileiro de Museus desmarcou a oficina de Plano Museológico que estava programado para acontecer de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010, no auditório da Faculdade de Medicina da UFC neste município.
De acordo com Janaina Muniz, o IBRAM não conseguiu acertar ninguém para vir ao Ceará nas condições apresentadas pelo Sistema Estadual de Museus, ou seja, sem diárias e pró-labore. Mesmo o município de Barbalha tendo se comprometido em arcar com a hospedagem, alimentação e transporte, nenhum oficineiro da instituição aceitou a proposta.
Esta é a segunda vez que o IBRAM desmarca o seu compromisso com o Sistema Estadual de Museus e com o município de Barbalha. A oficina oferecia 20 vagas e todas já estavam devidamente preenchidas. Agora o técnico da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, Theófilo Ebert Costa Sampaio está na responsabilidade de passar a informação a todos os inscritos, a maioria de outras cidades da região.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEM/CE confirma datas para curso de museologia em Barbalha

As inscrições já estão abertas, podendo ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha.

O Sistema Estadual de Museus do Ceará confirmou para os dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro a realização do curso Plano Museológico, a ser ministrado no auditório da Faculdade de Medicina da UFC, nos horários de 8h às 12 e das 13h às 17h, totalizando 24 horas/aula. Serão ofertadas 20 vagas para profissionais com formação em História, operadores de museus e conservação, estudantes e demais interessados de toda a Região do Cariri. O curso é articulado através da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sistema Estadual de Museus (SEM/CE) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O curso e as inscrições serão feitos gratuitamente e os participantes terão almoço, também gratuito no local das aulas. As inscrições já estão abertas, podendo ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, à Rua Pinto Madeira, Nº 149, Centro, até o dia 19 de novembro, de segunda a sexta-feira. O IBRAM ficará responsável por arcar com o pró-labore do professor, material didático e certificado dos alunos. Informações adicionais podem ser obtidas com o articulador Theófilo Ebert Costa Sampaio, no telefone: (88) 3532-1708.