sábado, 23 de abril de 2011

Casarão secular começa ser restaurado


O prédio abriga a sede permanente da Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca Municipal e em breve a Senzala Cultural.

Começou nesta segunda-feira, 18, a restauração de um palácio localizado no Centro Histórico de Barbalha e que agora abriga a sede permanente da Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca Municipal e em breve a Senzala Cultural de Barbalha. O suntuoso palacete receberá serviços de restauração de reboco e pintura, preservando as linhas originais de sua arquitetura. O prédio traz elementos da aristocracia de Barbalha do século XIX. O sobrado n° 25 da Rua da Matriz foi construído pelo comerciante Antônio Manoel Sampaio, membro de importante família da região.

A referida edificação teve como modelo os sobrados da Rua Imperatriz da cidade de Recife. Segundo tradição local, a construção do sobrado se processou em breve espaço de tempo, ficando sob a responsabilidade de um artista da época. Concluiu-se a edificação em 1859, restando-lhe inacabada apenas as vidraças, pois viajando a Recife para adquiri-las juntamente com o mobiliário, o comerciante faleceu. Com projeto da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da extinta Secretaria de Cultura e Desporto do estado, o sobrado foi recuperado e adaptado às funções de hotel.

As obras foram iniciadas em 1976, sob responsabilidade da também extinta Secretaria de Obras do Estado do Ceará (SOEC), e a 20 de março de 1981, foi inaugurado. Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983, o antigo Casarão, junto ao Palácio de 03 de Outubro (Casa de Câmara e Cadeia são os dois prédios tombados pelo Patrimônio do Estado e em fase de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN). De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Dorivan Amaro, os trabalhos de restauração e pintura do prédio devem estar concluídos até os primeiros dias da segunda quinzena de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário