sábado, 29 de outubro de 2011

Cinco grupos barbalhenses concorrerão ao título de “Tesouros Vivos da Cultura”




Concorrerão ao título, grupos dos sítios Cabeceiras, Lagoa, Barro Vermelho e Farias.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha vai inscrever cinco representantes da cultura popular para concorrer ao título de “Tesouros Vivos da Cultura/Mestres da Cultura” 2011. O Edital está oferecendo 02 vagas para registros de grupos e um registro de coletividade, no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” que reconhece pessoas que tenham conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação da cultura tradicional popular. De Barbalha, serão inscritos o Grupo de Penitentes Irmandade da Cruz, do Sítio Lagoa; Grupo de Incelências, do Sítio Cabeceiras; Grupos de Maculelê e Pau de Fitas, do Sítio Farias e o Reisado de Couro, do Sítio Barro Vermelho.

Os selecionados e inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura/Mestres da Cultura” comprometem-se a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, através de programas educativos organizados pela Secretaria da Cultura, cujas despesas serão custeadas pelo Tesouro Estadual.As pessoas físicas que receberão o título de “Tesouros Vivos da Cultura”, além da diplomação solene, recebem auxílio financeiro a ser pago, mensalmente, pelo Estado do Ceará, em valor não inferior a um salário mínimo, que poderá ser vitalício ou temporário. Para o registro de grupos cabe o diploma solene que concede o título de “Tesouro Vivos da Cultura”, além do auxílio financeiro destinado à manutenção de suas atividades.

Secretários participam de seminário sobre construção da Praça dos Esportes e da Cultura


Foram levantadas questões como usabilidade, acessibilidade, funcionalidade, redes de acesso, empregabilidade e articulação.

O município de Barbalha será contemplado com a construção com uma das Praças do PAC II – a qual terá a denominação de Centro de Referência em Cultura e Esportes. Com o objetivo de acompanhar o processo preparatório para o início da obra, os secretários de Cultura e Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, de Barbalha, Dorivan Amaro, Tereza Amora Cruz e Magno Silva Coelho, respectivamente, participaram nos dias 24 e 25 de outubro, em Fortaleza, de um seminário envolvendo os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que contou com a presença de 57 participantes de 22 municípios contemplados com Praças dos Esportes e da Cultura (PECs).

Os secretários barbalhenses estiveram reunidos no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza, para o Seminário Regional das PECs. Nos dois dias, os 57 participantes discutiram estratégias, metodologias, ações e parcerias para mobilizar as comunidades que serão beneficiadas pelas praças a participarem da gestão do equipamento. Durante o encontro, os representantes do município discutiram ainda dificuldades, potencialidades e sugestões para realização do mapeamento e formação do grupo gestor das Praças. Foram levantadas questões como usabilidade, acessibilidade, funcionalidade, redes de acesso, empregabilidade e articulação.

O evento contou ainda com a participação do assessor da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernando Neto; da consultora do projeto Praça da Juventude da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, Alessandra Velloso; e do assessor técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Leonardo Prudente.