quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Definida data para a Conferência Municipal de Cultura
“Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” será o tema central da Conferência Municipal de Cultura.
O Prefeito Municipal de Barbalha já assinou e fez publicar o decreto que convoca a 1ª Conferência Municipal de Cultura que tem como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. A Conferência Municipal será realizada no próximo dia 24, no Cine Teatro Neroly Filgueira, das 09 às 17 horas e terá como principais objetivos subsidiar o Município, em especial os órgãos gestores da área cultural na definição das diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura e mapear a produção cultural do Município, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades, bem como estabelecer prioridades e metas para o futuro.
Além disso, a conferência tem o objetivo de integrar cidadãos e representantes do Governo Municipal para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura. Participarão do encontro artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores da Prefeitura, onde vão discutir a implementação do Plano Municipal de Cultura, elaborar propostas, e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado.
Barbalhenses em destaque na literatura
Os livros terão lugares reservados na bibliografia da história do Cariri.
Barbalha continua viva no cenário literário e cultural. No último mês de setembro o médico e historiador Napoleão Tavares Neves brindou a sociedade com o lançamento de mais um livro. Durante a realização do O Seminário Cariri Cangaço, foi lançado o livro “Cariri Cangaço, Coiteiros e Adjacências”, compêndio que, no dizer do autor, são crônicas cangaceiras. Já na avaliação do também escritor José Peixoto Júnior, trata-se da “crônica do cangaço nos limites geográficos do Cariri cearense trazendo fatos de caráter secundário, periférico, porém de real importância pelo ineditismo deles e pormenores revelados”. Já para o mês de dezembro está assegurado o lançamento do livro narrativo sobre a vida e a obra da irmã Edeltraut Lerch, considerada a “Mãe da Saúde de Barbalha”.

O empresário Tadeu Alencar e sua esposa Luiziane são os patrocinadores da publicação. O livro está sendo escrito pelo Dr. Emerson Monteiro e deverá será lançado no dia 5 de dezembro, data em que a irmã Edeltraut completará 80 anos de idade. A irmã beneditina chegou a Barbalha no ano de 1969 e teve toda a sua trajetória voltada para o trabalho à frente do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo e para fazer o bem ao semelhante. Sem dúvidas, os livros do Dr. Napoleão Tavares Neves e do Dr. Emerson Monteiro terão lugares reservados, desde já, na bibliografia da história do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário