terça-feira, 17 de novembro de 2009

Secretária de Turismo participa da inauguração da sede da ACACEMA



O secretário de Cultura e Turismo, Dorivan Amaro dos Santos participou na sexta-feira 14), juntamente com o prefeito José Leite a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Isabel Cristina Níbrega, no Sítio Correntinho, da solenidade de inauguração da Associação dos Caretas, Artesãos e Meio Ambiente (ACACEMA). A entidade é parceira da SECTUR - Barbalha e União das Associações de Barbalha (UNAB) na implementação e no fortalecimento da política de valoeização do artesanato e do meio ambiente da UNAB, que é integrada por 52 associações comunitárias. O presidente da ACACEMA, José Lindimar Furtuoso (Mazinho) disse que a nova sede fortalecerá o apoio oferecido pela municipalidade a seus parceiros. A idéia é que os visitantes da ACACEMA tenham acesso à gastronomia, ao artesanato e aos atrativos turísticos do Correntinho e das comunidades vizinhas. Com as presenças de funcionáriod da Sectur e moradores das comunidades rurais, o ato inaugural foi marcado por discurso de apoio das autoridades e empresários presentes.

Espetáculos da Mostra Sesc Cariri são apresentados em Barbalha


Desde sábado (14) , Barbalha está sediando uma das etapas da XI Mostra Sesc Cariri de Cultura que se prolongará até o dia 20 de novembro de 2009 abrangendo também as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, e de 21 a 26 de novembro de 2009 em Fortaleza. Mo sábado (14) e domingo (15), foram apresentados espetáculos na Escola de Artes Violeta Arraes e no Cine Teatro Neroly Filgueira e a partir desta segunda-feira (16), os espetáculos vão ser encenados também nas ruas e praças da cidade. A Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, de São Paulo apresentou o espetáculo “Loucura” às 19 horas de sábado (14) e domingo (15), na Escola de Artes. Também no sábado (14), o grupo DAS-HELMI e Artistas da Bahia – Goethe e FIAC Bahia, da Alemanha, apresentaram às 19 horas no Cine Teatro Neroly Filgueira, o espetáculo “Boca do Inferno - Gregório de Matos”. No mesmo dia 00h a Companhia de Anderson Ratto, do Rio de Janeiro, encenou a peça “O Coração Denunciador”.. Ainda domingo (15), no Cine Teatro Neroly Filgueira a peça “Merci” do grupo Ana Barroso, do Rio de Janeiro foi apresentada a partir das 19 horas e os Índios Com Cia de Dança, de Manaus, apresentou no Cine Teatro Neroly Filgueira o espetáculo “Rito de Passagens”. Até o dia 19, grupos de Barbalha, Crato, Aquiraz, Fortaleza, João Pessoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Rio Branco farão apresentações em Barbalha.
Saiba Mais - “Em 1999, foi criada, no Crato, a Mostra Sesc Cariri de Teatro, a partir do Projeto de Desenvolvimento e Consolidação do Teatro no Cariri, desenvolvido pelo Departamento Regional do Sesc no estado do Ceará em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Desde a sua primeira edição, a Mostra foi estruturada com uma perspectiva de, a longo prazo, tornar-se uma referência nacional no âmbito das artes cênicas, ao mesmo tempo em que abriria frentes amplas para a coexistência de diversas linguagens artísticas e múltiplas manifestações culturais na região do Cariri. Nesses anos o projeto cresceu em todas as direções. Ampliou a sua extensão para as cidades vizinhas, passando a ter Crato e Juazeiro do Norte como pólos principais, além de programações itinerantes em 15 municípios; aumentou ano a ano a quantidade de apresentações e de espaços onde elas acontecem; abandonou o caráter competitivo, tornando-se mais democrática; deixou de restringir-se às artes cênicas, para englobar as mais diversas formas de manifestações e linguagens artísticas. Em virtude dessa ampliação, teve seu nome modificado para Mostra Sesc Cariri de Cultura. Sua estrutura foi dividida em cinco núcleos: Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Literatura e Audiovisual, incorporando, além de manifestações artísticas, os hábitos, costumes e crenças do Cariri e de cada região do Brasil, elementos que formam a pluralidade e, ao mesmo tempo, determinam a singularidade do nosso País.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário