"Estarão no Cariri cerca de 30 personalidades, entre pesquisadores, escritores e historiadores."
As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, irão receber no próximo mês de setembro as atividades do I Seminário Cariri Cangaço. Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão na região, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente. O encontro se realizara nas três principais cidades do cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri, se configurando como a maior mesa de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.
Estarão no Cariri cerca de 30 personalidades, entre pesquisadores, escritores e historiadores, com destaques para o Dr. Antônio Amaury Correa de Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Poeta e Escritor José Peixoto Junior, Dr. Magérbio de Lucena, Escritor Paulo Gastão, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Dr. Honório de Medeiros, Escritor Anildomá Willians, Professor Jairo Luiz, Historiador Daniel Walker, Documentarista Aderbal Nogueira, Escritor Ângelo Osmiro, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antonio Vilela, Poeta Kydelmir Dantas, Cineasta Jackson Bantim, Prof.Francisco Pereira, Professor Laperi Araujo, Escritora Vilma Maciel, Dr. Ivanildo Silveira, Professora Célia Magalhães, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Historiador Armando Rafael, Comendador Francisco Mariano, Escritor Paulo Moura, Cineasta Wilton Dedê, entre outros. Os Seminários acontecerão todas as noites.
Durante o dia, haverá uma agenda de visitas técnicas aos sítios do cangaço no cariri: Serra do Mato, Fonte da Pendência, Sítio Guaribas, Alto do Leitão, Fazenda Piçarra, Caldas, enfim; além de programação cultural visitando os principais pontos turísticos e históricos da região, como: O Horto, o Memorial e a Casa de Padre Cícero, A Lira Nordestina, Mestre Noza, O Sítio Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, O Memorial Patativa do Assaré, o Museu de Fósseis de Santana e a Casa Grande Memorial do Homem Cariry de Nova Olinda; teremos também apresentações de vídeos documentários, filmes e oficinas de xaxado, cordel e feira de livros sobre o assunto.
O evento tem em sua curadoria, o professor Severo Barbosa. A iniciativa é da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, e Barbalha e o apoio da URCA e ICC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário